- Ciência, Tecnologia & Inovação
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Numa era de enorme expansão dos
conhecimentos científicos e de suas aplicações, é indispensável o
fortalecimento do debate público, nos mais diversos níveis, acerca do
papel ocupado pela Ciência, Tecnologia & Inovação em nossa
sociedade. Abre-se, por um lado, uma janela de oportunidades para a
conversão desses conhecimentos em ferramentas para a promoção da
inclusão social, do desenvolvimento humano e sustentável das nações e a
melhoria qualidade de vida das pessoas. Amplia-se, contudo, a
responsabilidade no sentido de garantir um uso ético das novas
descobertas, evitando violação de direitos humanos e de impactos
negativos na área ambiental. Cada vez mais o acesso a informações sobre a
atividade cientí fica, os avanços tecnológicos e as políticas públicas
relacionadas são elementos centrais para que a sociedade esteja
preparada para compreender o que se desenvolve nesse campo – e,
consequentemente, para exercer as melhores escolhas, criticar, fiscalizar e ampliar sua participação em torno das questões que se
apresentam.
Historicamente, os meios de comunicação
têm sido espaços de disseminação de informações quali ficadas sobre
temas de interesse público. Mais que isso, a mídia tem a capacidade de
agendar quais serão os assuntos prioritários para deliberação nas
democracias contemporâneas e de atuar como cão-de-guarda dos
formuladores e executores de políticas públicas, colaborando para elevar
o nível de accountability dos mesmos. É fundamental, portanto,
tendo em vista este referencial, avaliar o estado atual da cobertura
noticiosa sobre Ciência, Tecnologia & Inovação – de forma também a
identi ficar os parâmetros para promover seu aprimoramento.
Tendo como base estes pressupostos, a Fundação de Desenvolvimento da
Pesquisa (FUNDEP) em parceria com a Agência de Notícias dos Direitos da
Infância (ANDI) desenvolveram o projeto “Ciência, Tecnologia &
Inovação na Mídia Brasileira”. A iniciativa se propõe a investigar a
con figuração da cobertura jornalística sobre este assunto – mais
especi ficamente em 62 veículos impressos brasileiros – e, como
consequência deste diagnóstico, formatar um conjunto de estratégias que
colaborem com os comunicadores e as fontes de informação para a prática
de um jornalismo cientí fico responsável e preocupado com a promoção de
modelos de desenvolvimento social e ambientalmente responsáveis.
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